Sugestões para redução de custos operacionais

Sugestões para redução de custos adicionais

Todo gestor precisa ao menos pensar em economizar. Porém, em tempos de crise, a redução de custos tem sido uma unanimidade. Como manter o mesmo ritmo da empresa sem comprometer com o que se tem em caixa ou até, num caso mais grave, precisar gerar demissões em massa? Aqui vão algumas ideias que nós, da DM Consultoria, sugerimos a você.

Redução de custos implica em pesquisa e pechincha

É necessário perder algumas horas (ou talvez até dias) pesquisando onde comprar. É como uma compra para o lar: procure por promoções e avalie os locais de compra com os melhores custos-benefícios. E, além disso, veja se é possível ter descontos ao comprar em grandes quantidades nesse local. Optar por materiais alternativos, mais econômicos e de performance parecida, também é válido.

Peça e estimule ajuda para reduzir os custos

Ninguém melhor que seus funcionários para saber como é o dia a dia prático da sua empresa. Faça um questionário coletivo, procure saber quais são as sugestões deles mesmos. Sabendo também da rotina prática da empresa, procure buscar por uma padronização dos processos. Assim, além de evitar a compra de materiais desnecessários, também há a agilização das atividades.

Ainda sobre a interação com os empregados, tente mantê-los informados sobre a situação atual da sua empresa, conscientizando-os que economizar também é um dever deles. Chame-os para essa causa. Que tal promover campanhas e, consequentemente, estimular a contribuição de todos?

Terceirizar é uma opção

Existem alguns setores, dentro da maioria das empresas, em que não é de vital importância que todas as tarefas sejam realizadas pelos próprios funcionários. Nestes casos, a sugestão é a terceirização. Segurança, cozinha, limpeza, atendimento de telemarketing etc. Na ponta do lápis, sai bem mais em conta solicitar que outras empresas realizem estes serviços.

Estude possibilidades mais ousadas

Talvez grande parte do custo gerado na empresa seja por conta de constantes idas à manutenção de suas máquinas. Renová-las, com a intenção de agilizar a produção e reduzir desperdício, é interessante.

Outra opção é mudar a empresa para um local onde gastos com logística, tributos, deslocamento de pessoas e absenteísmo possam ser diminuídos, promovendo a redução de custos a longo prazo.

 

A DM Consultoria, que é líder em gestão de processos, com suas técnicas de BPM pode te ajudar nesses estudos a fim de enxergar uma saída prática para a sua empresa economizar e continuar na ativa. Entre em contato e agende uma reunião conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *