É possível otimizar o trabalho em equipe?

É possível otimizar o trabalho em equipe?

Se tem uma coisa que gera dúvida entre os gestores, com certeza é se o trabalho em equipe pode ser otimizado e eficaz. Bom, primeiramente, sim, é possível. Entretanto, o sucesso não segue nenhuma receita, mas existem alguns mecanismos que facilitam o trabalho em equipe, tornando-o mais otimizado e efetivo no que tange à prestação de serviços.

Ferramentas de BPM oferecem alguns benefícios que facilitam o dia a dia das empresas, principalmente porque elas permitem o registro de SLAs, que nada mais são do que acordos de nível de serviço, responsáveis por otimizar o serviço e o cumprimento de itens nele registrados. Entretanto, para garantir que o SLA seja bem executado, é necessário o Acordo de Nível Operacional, uma ferramenta que facilita o controle das metas acordadas e que é aplicada à gestão de pessoas e equipes.

Conhecida como OLA, este acordo determina prazos para as etapas de serviço, além dos processos a serem cumpridos e a responsabilidade de cada um da equipe, gerando integração e cooperação entre os colaboradores envolvidos.

Como uma ferramenta consegue otimizar o trabalho em equipe?

Nem toda ferramenta de BPM tem o poder de melhorar o trabalho em equipe das empresas, por isso, é necessário que ela tenha alguns requisitos básicos, como:

  • a definição dos Acordos de Nível de Serviço, que são imprescindíveis para definição das etapas de serviço;
  • relatórios e indicadores para auxiliar a gestão;
  • possibilidade de criação de alertas visuais;
  • execução de ações proativas;
  • escalonamento das tarefas;
  • cumprimento de prazos.

Há registros de que a implementação de uma ferramenta de BPM tem colaborado significativamente para o controle operacional do negócio, já que o índice de cumprimento de prazos tende a melhorar.

Quer conhecer mais sobre o BPM e suas soluções? Contate a DM Consultoria, empresa que presta serviços de gestão de processos e atende a diversas companhias, incluindo as maiores administradoras de shoppings centers do Brasil. Saiba mais agendando sua reunião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *