Por que o mapeamento de processos pode ser indispensável

Por que o mapeamento de processos pode ser indispensável

Um dos maiores desafios dos gestores, seja de empresas pequenas, médias ou grandes, é organizar todas as suas áreas de forma perfeita, mais especificamente os setores financeiros, fiscais, contabilidade e de gestão estratégica. Mas a DM Consultoria, empresa líder de gestão de processos, lhe apresenta uma possível solução: o mapeamento de processos.

Através desta estratégia, você consegue organizar e ampliar sua capacidade de gestão, garantindo mais agilidade organizacional. Além disso, entender e mapear todas as ações da empresa são imprescindíveis para manter a saúde da empresa, já que o gestor compreende com total clareza a sequência das ações e consegue gerir todas as atividades, bem como definir as métricas. Dessa forma, o resultado se torna muito satisfatório e você bem mais capaz de lidar com toda rotina administrativa de forma mais eficaz.

Principais benefícios do mapeamento de processos

Os benefícios do mapeamento de processos são inúmeros e o bom desenvolvimento é tão notável que os clientes também notam um aumento na qualidade dos serviços prestados. Entretanto, a primeira vantagem é, sem dúvidas, a redução significativa nos custos já que o desperdício é quase extinto.

O segundo maior benefício é conseguir montar uma base sólida e delegar os passos de forma mais coesa e coerente, tanto na organização quanto na operação. Com um mapeamento contínuo de todos os processos, os gestores conseguem:

  • delimitar com mais clareza o escopo do projeto;
  • explicar aos colaboradores toda a importância desta padronização;
  • enxergar a situação atual da empresa e traçar um plano de resolução ou otimização;
  • fazer a identificação dos desperdícios;
  • embasamento para planejar o futuro;
  • estabelecer um plano de implementação;
  • garantias de transparência no fluxo administrativo;
  • manutenção da saúde financeira da corporação;
  • melhoria no diálogo entre os setores.

Criar um manual pode ajudar na adaptação

Com a criação do fluxograma de projetos, seus colaboradores podem sentir-se confusos, além de confundir também todos os processos administrativos. Por isso, orientamos aos nossos clientes o desenvolvimento de um manual, orientando a cada funcionário envolvido no projeto como agir.

Quer saber mais sobre o mapeamento de processos? Entre em contato com a DM Consultoria e agende sua reunião agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *