Por que criar um escritório de BPM na sua empresa

Por que criar um escritório de BPM na sua empresa

Muito temos falado ao longo dos nossos artigos sobre a importância do BPM para a gestão de processos da sua empresa. Criar um escritório dentro da companhia com o propósito de cuidar apenas destas ferramentas também traz diversas vantagens e ajuda na melhoria dos resultados, além de acarretar na redução de custos e na eficiência operacional através dos indicadores de qualidade.

Mas o que faria este escritório de BPM? Bom, para começar, ele seria o responsável pelo mapeamento, automatização e pela gestão de todos os processos, trazendo efetividade aos trabalhos.

Não está convencido? Confira alguns motivos para criar um escritório de BPM na sua empresa.

Relacionamento estreito com a alta direção

Apesar de ser um setor autônomo, o escritório de processos BPM deve ter uma relação direta com a alta direção da empresa, já que é ela quem responde por ele. Quanto melhor for este relacionamento, melhor o desempenho do escritório na busca de otimização e controle das atividades, sempre focando nas melhorias.

Liderança bem definida

Caso seja criado um escritório de BPM, é preciso designar alguém para sua liderança. Esta pessoa, além de exercer o papel de líder, deverá ser o canal de comunicação com todos os demais gestores que estejam precisando de suporte. Além disso, a definição de metodologias para todas as áreas da empresa ficará a cargo deste indivíduo, fazendo com que o levantamento de indicadores se torne muito mais fácil.

Profissionais focados

Como os funcionários deste escritório não precisam seu preocupar com as tarefas de outras áreas, eles têm uma visão mais ampla de cada processo e da organização de modo geral. Os analistas de processos, como são chamados, fazem a análise, o levantamento de requisitos e a modelagem de processos.

Especialistas capacitados

Como o gerenciamento de processos é sua principal função, os integrantes do escritório de BPM, na maioria dos casos, possuem formação específica no ramo e tempo de carreira. Isso inspira confiança aos demais departamentos, que podem contar com este setor sempre que precisarem.

Estratégias alinhadas

Como a equipe estará focada, ela terá mais facilidade em alinhar as estratégias da empresa, garantindo um padrão nas metodologias aplicadas e na coerência.

Visão dos resultados

É preciso que haja um tempo de operação do BPM para que os resultados comecem a aparecer, e essa é a perspectiva que todos os gestores devem ter em mente. Portanto, o escritório deve mostrar os benefícios da visão em longo prazo e deixar bem claro que as cobranças imediatas devem ser evitadas a fim de garantir os benefícios para a empresa.

Multidisciplinaridade

É um dos deveres do escritório de processos transmitir à equipe as contribuições da alta direção para o trabalho, além de permitir a análise e buscar a aprovação dos indicadores apresentados.

Menos conflitos

Também é papel do escritório de BPM a intermediação das demandas entre os diferentes setores da companhia, centralizando decisões e atuando ativamente nas escolhas necessárias para o atendimento dos objetivos estratégicos da empresa, tomando cuidado para não privilegiar nenhum setor ou departamento.

Suporte às outras áreas

Esta é uma das melhores vantagens do escritório de BPM, já que ele auxilia os gestores com expertise e conhecimento, garantindo que tudo seja feito de maneira correta.

Retorno sobre o investimento

Em um período de médio e longo prazo, a empresa perceberá o retorno sobre a verba investida, com a redução de custos, melhor funcionamento entre os setores, aplicação de informações estratégicas e índice de erros menor. Tudo isso pode e será revertido em resultados organizacionais.

Depois de tantos benefícios, acho difícil que você não esteja convencido. Caso queira mais um estímulo, entre em contato conosco e entenda o trabalho da DM Consultoria!

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