Gestão de Process: Blog da DM Consultoria

O que é gestão de processos?

Entende-se por gestão de processos o mapeamento das atividades cotidianas de uma empresa, mas a verdade é que seu objetivo é bem maior que isso e envolve proporcionar uma melhora significativa em todos os setores, incluindo e privilegiando as áreas operacional e financeira.

Para alcançar esse objetivo, é implantada uma metodologia que consegue gerenciar, de forma inteligente, todas as atividades por meio da gestão de processos, que foca, principalmente, nos resultados. Outro fator importante é que esse modelo visa diversas melhorias voltados à evolução e à redução de custos.

Os resultados são garantidos e a grande comprovação vem através dos indicadores de performance, que monitoram e controlam o negócio de dentro e por completo.

Os benefícios da gestão de processos

Como já vimos, muitas corporações utilizam a gestão de processos para rever, melhorar e estruturar a empresa como um todo. Para tanto, algumas estratégias, em grande maioria abrangentes e sistemáticas, são escolhidas para garantir a participação de todos os envolvidos. Confira os principais benefícios da gestão de processos:

  • enfoque no que interessa de fato na companhia;
  • implementação de estratégias organizacionais;
  • confere agilidade às atividades, ajudando na simplicidade e flexibilidade do negócio;
  • facilita o trabalho dos gestores através dos indicadores de desempenho;
  • cria e aplica abordagens diferenciadas;
  • auxilia a gestão de conhecimento do negócio, além de suas competências.

Como fazer com que essa abordagem seja eficiente

Partindo da premissa de que a abordagem de gestão de processos seja eficiente e também eficaz, de acordo com as atividades conduzidas, deduzimos que é necessária total interação de todos os processos com a meta de transformar o que entra na empresa em produtos de saída. Vale lembrar que a saída de um processo pode ou não significar a entrada de outro.

A sincronia dos processos de interação resulta em produtos de qualidade. Desde a entrada, onde são verificados os requisitos, chegando aos processos, em que se agregam valores, até a saída, que é o produto final.

Existem algumas questões-chave que permitem que a abordagem seja estabelecida dentro da corporação com sucesso e consistência, como conhecer o negócio e saber se todo ele funciona por processo; conhecer clientes e fornecedores; colaboradores cientes de suas tarefas; entender todos os resultados estabelecidos, desejados e divulgados.

A DM Consultoria é líder em soluções para gestão de processos e podemos lhe ajudar a entender mais sobre o exclusivo software WiseIt. Marque sua reunião!

Entre em contato
  • achei a matéria interessante. A DM também dispõe de profissionais para documentar os processos e sugerir melhoria nos mesmos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *