O que é BPM?

O que é BPM?

Todos aqueles que estão inseridos no mundo dos negócios já ouviram falar na sigla BPM, que significa Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócios, em tradução livre, mas poucos são aqueles que entendem realmente do que se trata. Pois bem, BPM é uma filosofia cujo objetivo principal é melhorar a eficiência através de uma gestão competente de processos e isso é feito por meio de um conjunto de práticas e soluções que visam atender às demandas do dia a dia.

Como funciona o BPM?

Para começar, é preciso definir uma estratégia corporativa que irá atuar nos desenhos dos processos que deverão ser modelados, automatizados, integrados, monitorados e otimizados constantemente.

Logo após, é preciso que se escolha um segmento de software, que tratará do gerenciamento de forma mais adaptada e flexível. Isso é muito importante, pois, sistematizando os processos organizacionais individuais e complexos, tudo se torna mais fácil no âmbito corporativo.

Ou seja, falar sobre BPM é o mesmo que admitir que é possível gerir uma empresa em tempo real, ajudando as corporações centradas em processos com ferramentas que facilitam as tomadas de decisões, bem como a administração como um todo, incluindo as partes operacional, de controle e a automatização dos processos.

Principais benefícios do BPM

Além de tudo o que foi citado anteriormente, temos mais alguns benefícios do Business Process Management para listar.

Desperdício completamente reduzido

Com o BPM, o desperdício é completamente reduzido e até exterminado em alguns casos e não só de recursos e de dinheiro, mas também de tempo e esforço da equipe. Isso acontece, pois os processos são escaneados, entendidos e visualizados com mais facilidade, atingindo uma eficiência bem maior.

Vale ressaltar que, para consertarmos algo, precisamos entender como isso funciona. Através do BPM, é possível fazer um mapeamento de processos, em que todos os passos, participantes e informações são organizados. O resultado disso é uma alocação assertiva dos recursos e a remoção de tarefas redundantes, cortando os desperdícios.

Aumento na lucratividade

Aliado à redução de custos está o aumento na lucratividade. Se o processo está sob controle, os desperdícios estão reduzidos ou acabaram, a certeza de que nenhum passo desnecessário será tomado, os lucros só tendem a aumentar.

Para isso, toda a empresa deve estar em consonância e os objetivos bem traçados. Seguindo estas dicas, a produtividade é certa.

Visibilidade e maior controle

Como o BPM age de acordo com a automação de processos, todos os passos se tornam bem mais efetivos e otimizados, com pouco contato com as pessoas e com muito mais transparência. Uma vez que os processos se tornam automáticos, todo o time pode visualizá-los e entendê-los. O gestor tem acesso a todas as informações e a todos os passos dele. Isso gera mais organização, transparência e eficácia dos resultados.

Comunicação melhorada

Também relacionada ao fator anterior está a comunicação. Quantos funcionários não reclamam da falta de informações e da falta de informações sobre o que é ou não esperado deles, bem como da pouca integração com outros setores. O BPM chega para mudar drasticamente esse quadro, já que todos têm acesso aos processos e à atualização mais regular.

As funções também são definidas com mais clareza, fazendo com que os colaboradores se sintam mais motivados e o trabalho seja mais organizado.

O BPM traz segurança

Já pensou ter tudo sob controle na sua empresa? Com o Business Process Management, gerentes e acionistas poderão monitorar e fiscalizar tudo o que acontece no processo. Além disso, é possível documentar e implementar novas políticas internas, garantindo mais segurança ao ambiente corporativa.

Procure a DM Consultoria e entenda mais sobre o BPM

Implementar o BPM não é uma tarefa das mais fáceis e os benefícios podem começar a aparecer no longo prazo, porém, eles são duradouros e extremamente confiáveis. A DM Consultoria, líder em gestão de processos, pode lhe ajudar nesta jornada. Entre em contato e agende uma reunião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *