Como melhorar a comunicação da sua empresa

Como melhorar a comunicação da sua empresa

A comunicação de uma empresa com seus clientes é algo que requer atenção e muitos cuidados, por isso, é sempre importante investir em novos canais, como uma central telefônica para o serviço de atendimento ao consumidor, além da criação de SACs nas redes sociais, que ajudam a estreitar os laços e entender melhor o que o cliente espera da companhia. Não estamos negando que a comunicação externa seja importante, pois ela é e muito, mas focar apenas nisso pode fazer com que os gestores se esqueçam de como anda o relacionamento entre os funcionários.

De acordo com uma pesquisa recente realizada no Brasil, cerca de 80% dos colaboradores se sentem mal informados sobre o que acontece na empresa, enquanto 60% reclamou dos salários e dos benefícios. Ou seja, a maior insatisfação dos funcionários tem a ver com as falhas na comunicação.

Muitos gestores podem achar que é falta de interesse dos funcionários, entretanto, devemos admitir que a grande maioria das empresas não se preocupam muito com essa questão, a menos que comecem a ter prejuízos por causa de problemas comunicacionais.

A gestão de processos em BPM como forma de melhorar a comunicação interna

Seria um equívoco imenso esperar que seu negócio comece a apresentar falhas para investir na comunicação entre seus funcionários e gestores. Se você percebe insatisfação, pode ser a hora de repensar o modelo adotado e começar a olhar para novas metodologias que sejam mais modernas e eficientes, como o mapeamento de processos BPM.

A disciplina dos colaboradores é o que vai determinar o sucesso do fluxo de informações, se este for manual. Mas falhas existem e devem ser consideradas, afinal, são trabalhadores humanos e que não estão imunes a momentos de desatenção. Porém, isso é perigoso, pois pode comprometer o processo de forma grave. Através do mapeamento de processos em BPM, você melhora a comunicação entre as áreas.

Sendo assim, é essencial que se entenda quais são as falhas de comunicação no seu negócio para que você possa aplicar as ferramentas necessárias de forma mais rápida e eficiente.

O ideal é que você procure uma empresa que o ajude a entender a automatização de processos, como a DM Consultoria, referência em soluções de gestão de processos. Através do BPM, a organização e a sistematização das atividades da empresa melhoram significativamente, além de o sistema promover rápida detecção de não conformidade, reduzindo os custos administrativos e evitando que as informações se percam. Saiba mais sobre nosso sistema exclusivo, o WiseIt, agendando uma reunião conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *