O que são os indicadores de produtividade e sua importância para a empresa

O que são os indicadores de produtividade e sua importância para a empresa

Uma pergunta que todo gestor se faz é como melhorar a produtividade de seus funcionários. Ou ainda, como medir o que eles estão rendendo e converter isso em melhorias para a empresa? O que muitos não sabem é que existem indicadores de produtividade eficazes e que podem contribuir com o desenvolvimento de sua companhia.

O que são e como funcionam os indicadores de produtividade?

Antes de mais nada, é importante entender o que são esses indicadores de produtividade e como eles podem ajudá-lo. São ferramentas utilizadas na gestão de negócios, com a intenção de avaliar o quanto os processos nas empresas são eficientes e qual seu rendimento, servindo assim para calcular a quantidade de recursos que as empresas utilizam para chegar a um produto ou serviço final.

Esses indicadores funcionam em três partes: primeiro, determina-se um padrão para o que será avaliado. Em seguida, analisa-se qual foi o resultado obtido ao se realizar esse mesmo processo. No final de tudo, as duas etapas anteriores são comparadas detalhadamente: o padrão buscado, e o resultado que efetivamente foi alcançado

Tome conhecimento sobre tudo o que acontece na sua empresa

Um ponto interessante a ser destacado é que os indicadores de produtividade não são apresentados em números percentuais, como é de praxe no mundo dos negócios, mas como o quociente entre o cálculo de recursos aplicados e o quanto de saídas foram produzidas.

Por esta razão, é fundamental a identificação e documentação detalhada, por parte dos gestores e seus funcionários envolvidos, de todos os recursos e saídas quem têm relação com que se deseja avaliar. Caso isso não seja feito, os resultados não serão coerentes e todo o trabalho de desenvolvimento pode ser feito em vão.

Calcular os indicadores de produtividade fica mais fácil ao se utilizar de BPM

É importante saber que fazer uso de BPM é fundamental, pois ela ajuda a conhecer, estudar e administrar melhor os processos da sua empresa, pois fazem parte das técnicas de BPM o monitoramento, mapeamento, controle e a automação dos processos de negócios. E a DM Consultoria, líder em gestão de processos, pode te ajudar nisso. Entre em contato conosco e marque uma reunião. A sua empresa agradece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *