Entenda a modelagem de processos de negócios

Entenda a modelagem de processos de negócios

Considerada a representação gráfica do processo e de todos os seus passos, a modelagem de processos de negócios é parte da metodologia de BPM e é imprescindível para o crescimento da empresa. Neste artigo exclusivo da DM Consultoria, vamos dar exemplos e explicar como implementar esse sistema na sua companhia.

Exemplo de modelagem

Antes de mais nada, é preciso delimitar o escopo do projeto. Isso é essencial, pois a demarcação clara dos limites do processo ajuda na definição dos objetivos a serem alcançados.

Vamos supor que um e-commerce queira mudar o layout do seu site. A primeira etapa é entender o presente da empresa, como o cliente usa aquele canal, qual é a ordem das ações, onde ele clica. Depois, é preciso pensar em todos os passos levando em consideração as informações levantadas na etapa anterior. Monte um diagrama com as próximas atitudes a serem tomadas, pois o modo visual oferece mais clareza ao projeto e ajuda a identificar se há erros e onde eles estão. Depois desse lento (porém necessário) processo, as melhorias podem ser implementadas e monitoradas para garantir sua eficácia.

Como implementar a modelagem de processos de negócios

Existem alguns passos básicos a seguir quando se pretende modelar um processo, incluindo:

  • verificar como o processo está no momento;
  • baseando-se no conhecimento de todas as pessoas envolvidas e nas simulações feitas, revisar, analisar e iniciar o processo de atualização;
  • fazer um desenho de como o projeto deveria funcionar;
  • testar, com base em situações do cotidiano, e implementar as mudanças;
  • nunca parar de aperfeiçoar, e a melhor maneira de fazer isso é monitorar com atenção o novo modelo.

Modelar de forma eficaz os processos de sua empresa traz inúmeros benefícios, como redução de desperdícios e custos, melhora na comunicação interna, aumento da produtividade e muito mais. A DM Consultoria é uma empresa de gestão de processos que oferece diversas soluções em BPM. Para conhecer mais sobre nosso trabalho, agende uma reunião conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *